domingo, 24 de outubro de 2010

Aprendizagem colaborativa


Aula do dia 14/9/2010
Fizemos a leitura e reflexão sobre o texto Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente, de Maria Aparecida Behrens.

Aprendizagem colaborativa

     As perspectivas para o século XXI indicam a educação na escola como pilar para alicerçar os ideais de justiça, paz, solidariedade e liberdade, tendo em vista a falência da família.
     A sociedade do conhecimento e globalização inferem uma educação planetária, mundial e globalizante onde a produção intelectual é obtida pelo uso intensivo de tecnologias. Nesse novo paradigma de virtualidade, as barreiras físicas foram derrubadas, bem como o positivismo Newton-cartesiano.
Nessa era das Relações (das redes sociais) exige-se conexão rápida, quase imediata, o que tem corroborado para a integração dos conhecimentos.  Mas toda essa revolução científica, epistemológica, cultural e tecnológica esbarra numa imensa contradição: a grande parcela da humanidade está excluída desses bônus. E no tocante às instituições de ensino superior, tem-se dado preferência para cursos de menor duração para atender de maneira rápida às demandas do mercado, o que nem sempre está associado à qualidade, à pesquisa de soluções mais elaboradas e eficazes.
     O professor é um pesquisador do conhecimento crítico e reflexivo que deve fomentar no aluno a necessidade de se ultrapassar o papel passivo, conduzindo-o à auto-organização para acessar informações, analisá-las, para elaborar sua autonomia em relação ao conhecimento, aprender a aprender! Ser um sujeito ativo, cidadão cujo desenvolvimento intelectual seja correspondente ao tecnológico que o permita descobrir, transformar e produzir conhecimento. Trata-se de aliar a formação ético-humanística aos desafios tecnológico-científicos para que consigamos construir uma sociedade realmente produtiva.

A era digital e a aprendizagem colaborativa

O reconhecimento da era digital como uma nova forma de categorizar o conhecimento não implica descartar todo o caminho trilhado anteriormente. A prática docente está assentada na construção individual e coletiva do conhecimento. E devido a essa influência tecnológica devemos saber manusear as técnicas científicas sob pena de sermos excluídos do mercado de trabalho ou de não ascendermos profissional e intelectualmente.
A abordagem pedagógica que valorize a aprendizagem colaborativa depende dos professores e dos gestores da educação, que deverão tornar-se sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Redimensionar a metodologia oferecida dentro da sala de aula demanda contemplar atividades que ultrapassem as paredes das salas, dos laboratórios e dos muros das universidades. As atividades desafiadoras para responder às problemáticas existentes necessitam da criação de espaços virtuais e presenciais dentro e fora da universidade. A abertura para contatos pela rede informatizada, que poderá ocorrer do professor para o professor, do professor para o aluno, dos alunos entre si, e dos alunos e professores com os usuários da rede, propicia a inserção no universo mundial da informação.
Os quatro pilares da educação colaborativa, segundo Jacques Delor (coordenador do relatório Educação para o séc. XXI ,da Unesco)

  1. Aprender a conhecer (possuir o conhecimento e ter domínio sobre ele, saber aplicá-lo como meio e finalidade e humana, ou seja, pelo prazer e necessidade de aprender);
  2. Aprender a fazer (significa ir além da execução de tarefas. É desenvolver as aptidões de forma competente e habilidosa superando a dicotomia teoria-prática);
  3. Aprender a viver juntos (“compreender o outro e desenvolver a percepção da interdependência, da não-violência, administrar conflitos”; descobrir o outro, “a complexa teia de relações entre as várias partes de um todo unificado”);
  4. Aprender a ser (no sentido total da pessoa humana: espírito e corpo, inteligências múltiplas, sensibilidade, sentido estético e autônomo, e responsabilidade).
Com esses quatro pilares, tenta-se superar a desumanização do mundo, conferindo liberdade de pensamentos e responsabilidade sobre os atos dos indivíduos. A missão da escola é ser o espaço de realização humana, de alegria e de contentamento cultural onde as informações são continuamente revistas, as hipóteses reavaliadas criativa e criticamente, o lugar privilegiado de construção dos saberes. Nesse ambiente, o professor deve possuir uma visão holística, de abordagem progressiva, que leve o aluno a aprender a aprender. São essas as posturas que o novo paradigma de aprendizagem colaborativa demanda, em todos os seus níveis – principalmente no ensino superior.

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