Aula do dia 20/4/2010
A construção da Identidade na relação de trabalho
Por meio de um organograma, discutimos a estrutura e funcionamento da relação de trabalho na SEDF, de acordo com os parâmetros legais, bem como quanto à autonomia construída, que requer do servidor consonância com a instituição de trabalho (o Sistema Educacional e o Sistema Escolar) para prestar serviços de qualidade ao público e exercitar a função social da escola como direito social do cidadão.
Ressaltemos que o conjunto de princípios que normatizam e definem as duas perspectivas de relação de trabalho abaixo devem ser permeadas por uma via de mão dupla no que se refere aos direitos e deveres.
No conjunto de leis que normatizam a autonomia legal temos
· Na organização dos princípios da relação empregado-patrão:
- Lei número 8.112 de 11/12/1990
- Lei número 4.075 de 28/12/2007
- Portaria número 255 de 12/12/2008, dentre outras.
· Na organização dos princípios da relação na Organização do Trabalho Pedagógico – OTP:
- Constituição Federal número 88 de 1988
- Lei de Diretrizes e Bases da Educação, número 9.394/1996
- GC número 4.036/2007
- Regimento Escolar
- Diretrizes
- Decretos
- Portarias
O Termo de Posse deixa bastante claro as atribuições do professor:
- Regência no Ensino Fundamental ou Médio, conforme sua habilitação específica.
- Participação na elaboração da proposta pedagógica da escola.
- Colaborar para proporcionar aos educandos formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades, qualificação para o trabalho e cidadania.
- Desenvolver o espírito cívico do estudante.
- Preparar aulas, selecionar textos e exercícios, orientar e analisar trabalhos.
- Ministrar os dias letivos previstos em lei.
- Participar de reuniões de caráter pedagógico e acompanhamento de atividades discentes.
- Colaborar com diretores, orientadores e outros profissionais do estabelecimento escolar auxiliando-os no que seja necessário, inclusive em atividade de recuperação para alunos com dificuldades variadas.
- Realizar planejamentos de atividades em consonância com as dos demais professores. Colaborar para um ambiente de cooperação que integre toda a comunidade escolar.
- Planejar, desenvolver e avaliar seu trabalho docente.
- Contribuir para o desenvolvimento físico do aluno, mas com atenção à segurança.
- Participar das reuniões com os pais, procurando situá-los em relação aos seus filhos, estimulando a participação familiar na vida escolar deles.
Para os professores de Educação básica – anos iniciais:
- Além do supracitado, desenvolver o potencial criativo da criança
- Desenvolver a motricidade e percepção visual, favorecendo a maturidade para a aprendizagem
- Colaborar, na preparação de materiais didáticos, com a direção do estabelecimento escolar.
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