domingo, 24 de outubro de 2010

Plano de Curso


Aula do dia 13/4/2010
Plano de Curso

Ocasião em que houve acolhida e apresentação do curso e seus participantes. Foi entregue a ementa do curso impressa onde consta o planejamento das aulas por tema bem como os objetivos e metodologias utilizadas.
  1. Identificação: Curso  Profissionais de Educação: Identidade e trabalho
  2. Ementa:
O trabalho do professor está permeado pela compreensão dos aspectos pedagógicos e éticos de construção da aprendizagem dos educandos. Nesse sentido, é essencial que este profissional compreenda as leis que regem a carreira  magistério, da gestão escolar, do projeto político pedagógico e da responsabilidade individual e coletiva para a melhoria da educação. Daí a existência do Curso Profissionais de Educação: Identidade e trabalho, a fim de suprir as necessidades que tem o profissional de educação quanto aos aspectos legais e pedagógicos de sua práxis.  
  1. Justificativa do curso:
Proporcionar um amplo conhecimento da instituição Secretaria de Educação do Distrito Federal (doravante SEDF), sua organização administrativa e pedagógica, bem como das unidades de ensino onde o profissional de fato vai atuar justifica a existência e necessidade do presente  curso que visa, ainda, ao melhor tratamento por parte dos professores dos conflitos inerentes à educação.
  1. Objetivos:
Geral
Discutir aspectos prático-ético-organizacionais da SEDF para os recém-chegados à instituição a fim de fomentar neles identidade profissional.
Específicos
  • Identificar leis que regem a Carreira  Magistério.
  • Compreensão da importância do trabalho coletivo.
  • Analisar principais aspectos da gestão compartilhada, conselho escolar e Projeto Político Pedagógico
  • Analisar as dimensões do relacionamento interpessoal na escola
  • Analisar aspectos do trabalho pedagógico: Avaliação, Currículo, Projetos...
  • Identificar diferentes teorias de aprendizagem.

  1. Metodologias:
Aulas expositivas, interativas, de vivência, trabalhos individuais e coletivos.
Avaliação Formativa
Ocorrerá nas seguintes dimensões:
·         Processual, ou seja, em relação às leituras e intervenções; assiduidade, freqüência, pontualidade, desempenho nas atividades propostas, individuais e coletivas.
·         Culminância: memorial das aulas via blog ou pasta onde conste também um projeto relativo à área de atuação do professor cursista.
  1. Recursos de aprendizagem-ensino:
Lousa, papéis, dinâmicas, TV, vídeo ou DVD, retro-projetor, som.
  1. Carga horária: 100h (78 horas diretas, 22 horas indiretas)
  2. Bibliografia Básica:
  • Lei 8.112
  • Portarias número 255
  • Lei 4.036/2007
  • Diretrizes Pedagógicas da SEDF
  • Portaria de Distribuição de carga horária – 74/2009
  • Diretrizes de Avaliação – Portaria número 77/2009
  • Site da SEDF HTTP://www.se.df.gov.br
RIOS, Terezinha A. As dimensões ética e política. In: Compreender e Ensinar: por uma docência de melhor qualidade. 5ª Ed. São Paulo: Cortez, 2005 p.100-109
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia – saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

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