segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Educação Inclusiva - adequação curricular


Aula do dia 10/8/2010. Nesta ocasião a classe foi dividida em grupo onde cada um analisou, discutiu e apresentou aos demais colegas um ponto previamente definido sobre o texto "Dez ideia (mal) feitas sobre a EducaçãoInclusiva" (org.) David Rodrigues.


Educação Inclusiva – adequações curriculares


Na proposta pedagógica da Educação Inclusiva devem ser ofertadas oportunidades diversas de aprendizagem onde ocorra a transição de diferentes paradigmas de conhecimento.
A tarefa de diferenciar o currículo de forma e fazer vigorar a inclusão daqueles alunos com os mais variados comprometimentos intelectuais e motores prevê a cooperação de toda a comunidade escolar: pais e responsáveis (no que se refere a providenciar, junto às instituições competentes, os diagnósticos médicos), direção (no que tange às adequações físicas: banheiros adaptados a cadeirantes, iluminação apropriada, etc), sala de recursos e professores (no assessoramento aos  professores quanto às melhores estratégias pedagógicas a serem seguidas em prol de um melhor desempenho do aluno PPNE)
Sabe-se que a escola apresenta uma inércia organizacional na qual a organização das classes e turmas é feita de forma aleatória e não para favorecer o aprendizado do coletivo. Outro ponto digno de nota é a não observância de uma elaboração da grade, dias e horários de modo que fizesse convergir conteúdos correlatos, adjacentes e transversais – o que favoreceria o aprendizado cosmopolita.
Outro fator não menos importante que os acima apontados  mas que merece determinado destaque é a adequação social dos conteúdos. Limitar a adequação ao modelo de défice é uma concepção estreita do que realmente é Educação Inclusiva. Alargar o currículo com ênfase nas questões sociais pode promover o desenvolvimento da autonomia do aluno conforme preconiza o modelo guarda-chuva. Uma das metodologias que pode auxiliar nesse sentido é a análise de tarefas.

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