Tema tratado nos dias 24 e 31/8/2010
Texto de apoio: LUZ, Elisa Flemming. Estratégias pedagógicas. Palhoça: Unisul, 2005.
Teorias dos Processos de Aprendizagem - Características | |||||
Teoria/ Teórico | Ideias Básicas | Conhecimento | Papel do professor | Papel do aluno | Papel da Escola |
Sócio –Construtivista ou Sócio-Histórica Vygotsky | Baseada na origem social da inteligência e em processos sócio-cognitivos. Concebe a mente em estruturas formais, a saber, em atividades, ações, e quanto à apropriação da cultura pelo indivíduo. O desenvolvimento dos processos mentais superiores se dão pela mediação, que fomenta a aprendizagem decorrentes de atividades psíquicas intraindividuais (por meio de signos), inter e intrapsíquicos (por meio da comunicação social. | Sua ferramenta primordial é a linguagem. O conhecimento se dá por meio de · Processos elementares Inteligência sensório-motora (Piaget); Experiência adquirida no meio onde está inserido; Capital genético (gerativismo de Noam Chomsky) · Processos superiores Construído ao longo da história social do homem, de sua cognição e socialização | Mediador/tutor Eixo da aprendizagem Agente que atua na ZDP – Zona de Desenvolvimento Proximal | Sujeito ativo do conhecimento numa relação bidirecional, ou seja, não é um mero repositório dos saberes acumulados, e sim agente crítico de seu tempo e meio. | É o lócus privilegiado onde são propostos os desafios para o aluno a fim de promover um crescente de cooperação e diálogo entre os membros da comunidade escolar |
Plano Superior: Desenvolvimento Potencial do aluno, o que o aluno pode vir a saber, conhecer, questionar, criticar |
ZDP: Raio de ação do professor enquanto mediador da aprendizagem do aluno |
Plano Inferior Desenvolvimento Real do aluno, aquilo que ele já traz de bagagem intelectual |
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