sábado, 9 de outubro de 2010

Processos de aprendizagem - Teoria Sócio-Construtivista ou Sócio História (Vygotsky)


Tema tratado nos dias 24 e 31/8/2010
Texto de apoio: LUZ, Elisa Flemming. Estratégias pedagógicas. Palhoça: Unisul, 2005. 

Teorias dos Processos de Aprendizagem - Características
Teoria/ Teórico
Ideias Básicas
Conhecimento
Papel do professor
Papel do aluno
Papel da Escola
Sócio –Construtivista ou
Sócio-Histórica

Vygotsky
Baseada na origem social da inteligência e em processos sócio-cognitivos.
Concebe a mente em estruturas formais, a saber, em atividades, ações, e quanto à apropriação da cultura pelo indivíduo.
O desenvolvimento dos processos mentais superiores se dão pela mediação, que fomenta a aprendizagem decorrentes de atividades psíquicas intraindividuais (por meio de signos), inter e intrapsíquicos (por meio da comunicação social.
Sua ferramenta primordial é  a linguagem. O conhecimento se dá por meio de
·         Processos elementares
Inteligência sensório-motora (Piaget);
Experiência adquirida no meio onde está inserido;
Capital genético (gerativismo de Noam Chomsky)
·         Processos superiores
Construído ao longo da história social do homem, de sua cognição e socialização
Mediador/tutor
Eixo da aprendizagem
Agente que atua na ZDP – Zona de Desenvolvimento Proximal
Sujeito ativo do conhecimento numa relação bidirecional, ou seja, não é um mero repositório dos saberes acumulados, e sim agente crítico de seu tempo e meio.
É o lócus privilegiado onde são propostos os desafios para o aluno a fim de promover um crescente de cooperação e diálogo entre os membros da comunidade escolar


Plano Superior:
Desenvolvimento Potencial do aluno, o que o aluno pode vir a saber, conhecer, questionar, criticar
ZDP: Raio de ação do professor enquanto mediador da aprendizagem do aluno
Plano Inferior
Desenvolvimento Real do aluno, aquilo que ele já traz de bagagem intelectual

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